Filiais Hapvida

AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas


Página inicial » Blog » A Hanseníase

A Hanseníase

COTAÇÃO WhatsApp CHAT

 

A Hanseníase no Mundo Contemporâneo

   Atualmente todos os países sul-americanos têm casos de hanseníase, totalizando um total de 19.195 pessoas acometidas pela doença, como apontado pelo Ministério da Saúde.

O Brasil é o país com a maior quantidade de casos na região (17.979), mais de 90% de todos os casos da região e o segundo no mundo, atrás apenas da Índia. A Hanseníase

Esses dados se dão em um contexto em que já foi descoberta a cura para a doença e, no caso brasileiro, é oferecida de forma gratuita pelo SUS. Além de haver diversas políticas públicas que buscam a inserção social e no mercado de trabalho.

Entretanto, essas informações são pouco conhecidas e, somado ao estigma social que ainda acompanha a doença, novos casos continuam surgindo e os diagnósticos permanecem sendo feitos de forma tardia.

a-hanseniase

 

  Durante muitos anos, as pessoas com hanseníase foram marginalizadas, mesmo na relação com o sistema de saúde. Muitas foram sequestradas e aprisionadas em colônias e manicômios, onde eram separadas de seus familiares. Mesmo com o fim dessas instituições, o preconceito perdura.

E este é tido como um dos maiores obstáculos frente à erradicação da hanseníase. Como afirma Rejane Finotti, técnica do Programa Estadual de Hanseníase do Mato Grosso: A Hanseníase

Muitas vezes, o preconceito acontece em decorrência de dúvidas relacionadas à transmissão da hanseníase, o que implica diretamente no diagnóstico tardio, pois na identificação de sinais e sintomas, a pessoa tem vergonha de procurar a unidade de saúde e, quando vai, ela já possui alguma sequela

Por isso, a técnica aponta a importância de desmistificar o tema, para que haja menos resistência ao tratamento, reforçando:

O preconceito e a falta de informação ainda dificultam a eficácia da cura. Pois a hanseníase não é mais uma doença vista como no passado, hoje ela tem tratamento e cura. A Hanseníase

Como saber se estou com hanseníase?

A hanseníase progressivamente começa a comprometer os membros inferiores, superiores e da face. É importante ressaltar que, a doença não é transmitida com contatos e encontros físicos pontuais, como um toque, conversa ou encontro.

Para que haja contaminação é necessário conviver sem tratamento e diariamente por um período superior a 2 anos. A Hanseníase

Ainda, para que o diagnóstico seja feito o quanto antes, é importante se manter atento aos sinais e sintomas apresentados pelo corpo, como: A Hanseníase

  • Manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato;
  • Formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores;
  • Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés;
  • Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;
  • Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;
  • Coceira ou irritação nos olhos;
  • Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.

Caso identificado algum desses sintomas, é necessária uma visita médica para realização do diagnóstico – realizado por meio de exame físico, teste de sensibilidade e exames laborais específicos.

O tratamento garante a cura da doença, interrompe a transmissão e previne avanço de sequelas físicas. E quando mais cedo for feito o diagnóstico, menores as chances de agravamento. A Hanseníase

O procedimento se dá principalmente por meio de poliquimioterapia, que pode ser usado por um período que pode durar até 12 meses. Após as primeiras doses, o paciente já não transmite mais a doença.

Entretanto, para a eficácia e a cura da hanseníase, é necessária a conclusão do tratamento. Caso contrário, pode ocorrer o retorno da doença, novas contaminações e resistência aos medicamentos.

Fonte: https://www.sefras.org.br/blog/

 

Espero que tenha gostado de nosso conteúdo. Caso você ou alguém de sua família ou amigos desejem adquirir um de nossos planos é só clicar nos Botões abaixo:

COTAÇÃO WhatsApp CHAT

 

Plano com Obstetrícia

     Até um tempo atrás os planos eram vendidos com obstetrícia ou sem obstetrícia. Mais ou menos desde 2014 todos os planos do Hapvida passaram a ser vendidos com Parto e quase todos com Odonto. Pode ser homem, mulher ou criança, não importa. Os valores hoje são definidos pela faixa etária que a pessoa se encontra.

    O que a maioria dos clientes não sabe é que a especialidade de Obstetrícia engloba vários atendimentos específicos para a mulher. Podem ser o tratamento de um caroço, um mioma, um cisto, uma histerectomia (retirada do útero), um tratamento até mesmo de um câncer, etc.

  Os planos antigos que eram vendidos sem parto (Obstetrícia) não contemplavam toda essa cobertura. Por isso os planos de saúde negavam a todo o momento esses tipos de procedimentos. Era muito constrangedora e prejudicial para as mulheres essa questão, principalmente quando se viam precisando desses procedimentos e descobriam que seu plano não daria direito.

 Por isso a ANS (Agência Nacional de Saúde) passou a exigir que todos os planos regulamentados pela Lei 9.659/98 deem essas coberturas sem limites para suas clientes. O Hapvida é um plano regulamentado por essa lei e foi o primeiro plano de saúde no Brasil a oferecer seus planos já com esse módulo incluso grátis. ANS

 

REGIÕES COM ATENDIMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DO PLANO HAPVIDA

AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas

Acesse nosso Site

COTAÇÃO WhatsApp CHAT

 

 

Sobre Renata Barros

Olá, Sou Renata Barros executiva de vendas. Estou a disposição para informações comerciais sobre todos os produtos Hapvida. Será um prazer atende-los. WhatsApp: 85 9 98062803.

Além disso, verifique

ler-e-dort

LER E DORT

— LER e DORT   Você já ouviu  falar das doenças LER (Lesões por Esforços …