Filiais Hapvida

AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas


Enxaqueca

COTAÇÃO WHATSAPP CHAT Acessar tabelas 

img-repres-aut

ENXAQUECA

Olá, seja bem-vindo ao nosso Blog. 

Neste post vamos falar sobre o que é enxaqueca, quais são suas causas e como tratar.

Enxaqueca

FAÇA SEU PLANO DE SAÚDE AQUI

 

A enxaqueca é uma condição neurológica crônica que causa o aparecimento de dor de cabeça intensa e latejante.

A dor da enxaqueca é mais comum em mulheres e tende a afetar apenas um dos lados da cabeça.

Situações como comer um determinado alimento, estar passando por um momento de estresse ou estar desidratado podem desencadear uma crise de enxaqueca.

A enxaqueca não tem cura, mas o tratamento com remédios, técnicas de relaxamento e alimentação adaptada podem ajudar a aliviar os sintomas.

O que é a enxaqueca?

A enxaqueca é uma condição neurológica bastante comum que causa dor de cabeça moderada a intensa, além de outros sintomas como mal-estar geral, náuseas, vômitos, formigamento no corpo e sensibilidade à luz.

Esta condição é mais comum em mulheres e, embora possa surgir logo desde a infância, é mais frequente que os primeiros sintomas apareçam no início da idade adulta. Pode aparecer em qualquer momento, mas tende a ser estimulada por situações específicas, como dormir mal, estar na TPM ou ter comido algum tipo de comida.

A enxaqueca é diferente da dor de cabeça comum, tendo causas diferentes e características específicas.

Principais sintomas

O sintoma mais característico da enxaqueca é o aparecimento de uma dor de cabeça intensa e latejante que tende a afetar apenas um lado, mas que também pode surgir em ambos os lados, da cabeça.

A dor da enxaqueca costuma durar várias horas, piorar com o movimento do corpo e irradiar para o rosto e pescoço, o que acaba dificultando as atividades diárias.

Além disso, podem ainda surgir outros sintomas clássicos como:

  • Mal-estar geral;
  • Náuseas e vômitos;
  • Tonturas;
  • Formigamento no corpo;
  • Sensibilidade à luz e/ou ruídos.

Algumas pessoas podem também apresentar sinais de que uma crise de enxaqueca está chegando. Esses sinais aparecem 1 a 2 dias antes da crise e, embora possam variar de uma pessoa para a outra, geralmente incluem desejos por alguma comida específica, cansaço excessivo e sem causa aparente, irritabilidade ou rigidez do pescoço.

Causas da enxaqueca

As causas exatas da enxaqueca ainda não são conhecidas, porém é possível que a enxaqueca surja de uma atividade anormal a nível cerebral, que afeta os sinais nervosos assim como a atividade de vários neurotransmissores.

Embora não exista uma causa específica, têm sido identificadas várias situações que parecem favorecer o aparecimento das crises, como:

  • Alterações hormonais;
  • Mudanças no padrão de sono;
  • Atividade física intensa;
  • Estresse e ansiedade;
  • Desidratação;
  • Uso prolongado de medicamentos;
  • Alterações rápidas no clima.

O consumo de determinados alimentos também parece ser um fator que pode contribuir para o aparecimento das crises de enxaqueca em algumas pessoas. Os alimentos com maior risco de causar enxaqueca são, por exemplo, a pimenta, o café, as bebidas alcoólicas, o chocolate ou as frutas cítricas.

Como é feito o tratamento

Não existe cura, porém existem diferentes tipos de tratamento que ajudam a aliviar os sintomas, reduzindo o tempo de cada crise:

Os remédios mais usados para aliviar os sintomas e tratar a crise são:

  • Anti-inflamatórios e analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno;
  • Triptanos, como naratriptano ou zolmitriptano;
  • Antieméticos, como metoclopramida;
  • Corticoides, como prednisona ou dexametasona.

Estes medicamentos devem ser sempre prescritos pelo neurologista, pois o tipo de remédio a utilizar assim como a dose, variam de acordo com os sintomas apresentados e sua intensidade.

Descanso e técnicas de relaxamento

Descansar num local escuro e com poucos estímulos é uma das melhores formas naturais para aliviar os sintomas. Além disso, dormir também parece ajudar bastante a lidar com a crise de enxaqueca.

Algumas pessoas podem ainda apresentar diminuição da intensidade dos sintomas com o uso de técnicas de relaxamento, como meditação, ioga ou massagem.

Precisando de Atendimento? Faça seu Plano de Saúde Hapvida

Para contratar um de nossos Planos é bem simples, basta entrar em contato comigo, Giovani Barros, Consultor Hapvida por meio do telefone (85) 9 8705-6822 ou pelo e-mail: contato@planohapvida.com.br

Fale comigo aqui: 

CONTRATAR PLANO AGORA

 

Assuntos Semelhantes 

Cisto no Ovário

 

Check-up Hapvida

 

técnicas-de-relaxamento

Técnicas de Relaxamento

 

 

 

Plano de Saúde para Mulher Plano de Saúde Para Mulher

 

 

 

Espero que tenha gostado de nosso conteúdo. Caso você ou alguém de sua família ou amigos desejem adquirir um de nossos planos é só clicar nos Botões Abaixo:

COTAÇÃO WHATSAPP CHAT Acessar tabelas

REGIÕES COM ATENDIMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DO PLANO HAPVIDA

AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas

 

Abraço!

 

Sobre Renata Barros

Olá, Sou Renata Barros executiva de vendas. Estou a disposição para informações comerciais sobre todos os produtos Hapvida. Será um prazer atende-los. WhatsApp: 85 9 98062803.

Além disso, verifique

ler-e-dort

LER E DORT

— LER e DORT   Você já ouviu  falar das doenças LER (Lesões por Esforços …